Por que Terceirizar?

Por que a terceirização é uma ótima opção para reduzir custos?

A cada dia mais empreendedores veem a terceirização como uma boa alternativa para suas empresas. Isso acontece porque, ao contratar os serviços terceirizados, o empresário se torna capaz de manter o foco na sua atividade principal e, ao mesmo tempo, garantir benefícios para o desenvolvimento do seu negócio.

Ele pode ter uma melhor qualidade das operações, boa produtividade nas principais áreas de atuação, otimização de seu tempo e, principalmente, redução nos custos gerais da organização.

Quer saber o motivo pelo qual a terceirização possibilita uma importante diminuição nos gastos? Tem interesse em terceirizar os serviços da sua empresa e quer conhecer mais sobre o assunto? Leia o post tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

 

O que é a terceirização?

A terceirização é uma atividade em que se repassa para um terceiro o cumprimento ou manutenção de um serviço ou processo. Ou seja, terceirizar importa em delegar determinadas atividades para que outras pessoas físicas ou jurídicas cumpram tarefas no lugar de parte de sua equipe própria.

A empresa que terceiriza essas atividades contrata um prestador de serviço para realizar um processo, que geralmente não deve estar relacionada ao objeto principal da empresa. Dessa forma, uma atividade terceirizada pode garantir que a empresa consiga atingir seus objetivos profissionais de forma mais eficaz.

No entanto, para obter maior sucesso, é necessário verificar de forma criteriosa os contratos sociais das empresas contratadas, verificando as cláusulas que designam os seus objetos sociais, para assim conhecer as áreas que são possíveis de terceirização e não ter preocupações no futuro.

 

Quais cuidados são necessários na hora de terceirizar?

Há quem pense que terceirizar uma atividade é algo complexo, porém todos os empresários têm a possibilidade de contratar um serviço terceirizado.

Geralmente, os que mais procuram a terceirização são aqueles que não possuem estrutura ou conhecimentos técnicos para operacionalizar uma determinada atividade ou não querem ter dor de cabeça com atividades auxiliares que demandam tempo e gastos desnecessários.

Outro ponto importante de ser frisado: a terceirização que se relaciona de forma direta com a atividade-fim não está ainda devidamente regularizada legalmente. Por outro lado, quando se isola e define corretamente o produto final, todas as outras atividades podem ser terceirizadas.

É evidente que antes de se terceirizar uma atividade, é preciso uma boa análise por parte do empresário com o objetivo de reduzir os riscos e evitar que seja configurada uma situação de emprego com os empregados terceirizados.

É necessário sempre ter em mente que, se houver uma subordinação direta entre empregados e a empresa tomadora de serviços, a situação poderá ser caracterizada como ilicitude da terceirização. Dessa forma, existindo uma demanda trabalhista partindo do empregado terceirizado, a tomadora dos serviços poderá se tornar responsável pelos débitos trabalhistas que a prestadora deixar de pagar para os funcionários.

É fundamental, portanto, investigar, antes de contratar, a empresa de terceirização. Sempre é importante solicitar certidões negativas referentes a tributos e encargos, referências comercias e financeiras, ações trabalhistas em cursos, certificações de qualidade (ISO:9001, por exemplo) e planilhas de custos abertas para entender a composição de preços.

Desconfie de empresas que cobram preços muito baixos. Não existe mágica. Aquela vantagem de custo no curto prazo pode virar um grande passivo trabalhista mais para frente.

 

Quais setores podem ser terceirizados?

São vários os setores que podem ser terceirizados, como os de limpeza, facilities, segurança, manutenção, logística, infraestrutura e outros. Ademais, não são só as novas empresas que podem optar por esse tipo de serviço, mas qualquer uma que deseje maior agilidade nos serviços e redução nos custos. Por essas facilidades que estão se tornando cada vez mais claras, vemos muitos empreendedores aderindo à terceirização de serviços.

A terceirização de segurança, por exemplo, é algo extremamente comum e bastante eficiente. O setor de segurança privado no Brasil, especialmente armado, é rigidamente controlado pela Polícia Federal, que exige reciclagem periódica dos vigilantes e controle e manutenção constante das armas e munições. Incorporar essas rotinas burocráticas dentro de uma organização não especializada para o fim de segurança, torna-se algo muito ineficiente, tornando-se a terceirização algo natural.

 

Como se dá a redução dos custos com a terceirização?

É sabido que a terceirização pode reduzir os custos da empresa, e essa é uma de suas principais vantagens. Terceirizando determinados processos, a empresa pode gastar menos com o desperdício de produtos e máquinas, além de ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.

Além do mais, uma empresa terceirizada especializada tem maiores conhecimentos sobre os processos, permitindo maior produtividade ou ganhos de escala, seja com a aplicação de procedimentos e treinamentos específicos e/ou com a utilização dos equipamentos/maquinários corretos.

Além disso, com a terceirização, a empresa contratante não é obrigada a seguir as Convenções Coletivas específicas do setor em que atua, nem equiparar benefícios específicos da área administrativa, o que pode gerar reduções significativas de custo.

Paralelamente, de forma indireta, as empresas, também podem reduzir os custos com a terceirização através da diminuição da estrutura de RH e Departamento Pessoal, por não terem que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho.

Quer fazer a terceirização dos serviços do seu condomínio? Baixe nosso Guia Completo da Terceirização da Equipe de Serviços e aprenda como fazer.



1 comentário

Deixe uma resposta